
A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira o projeto de lei que prevê para daqui 2 anos o retorno da proibição da ingestão de bebidas alcoólicas por condutores de veículos motorizados.
O texto, aprovado pela Câmara no início de abril, volta a considerar como crime a condução de automóveis por motoristas com qualquer teor de álcool no sangue. A nova lei determina multa, apreensão de CNH e até cadeia para quem beber antes de dirigir.
Apesar de surpreendente, a medida – que torna ilegal dirigir com concentração acima de dois decigramas de álcool por litro de sangue – não é original. Estudiosos juristas fazem relatos de uma época em a chamada Lei Seca vigorou no Brasil.
“Foi em meados de 2008, me lembro como se fosse ontem. Proibiram as pessoas de beber e dirigir. Muita gente adotou a medida”, afirma o Olavo Saturnino Burin, juiz especialista em leis de trânsito.
“Naquela época, havia fiscalização e o controle era feito com pequenos medidores de teor alcoólico no organismo, apelidados pelos pracinhas de bafômetro”, comentou o jurista.
Já no início do ano de 2009, o respeito à Lei Seca havia enfraquecido e a proibição caiu no esquecimento, tornando-se alvo de piadas e fonte para algumas lendas urbanas.
A iniciativa do governo de tentar novamente aplicar a Lei Seca faz parte de um programa nacional para aprimorar a educação no trânsito no Brasil e, com isso, tentar reduzir o número de acidentes.
Além da nova Lei Seca, o Conselho Nacional de Trânsito (CNT) estuda proibir o uso de telefones celulares ao volante por volta de agosto de 2015.
Outra medida prevista pelo CNT é impedir que menores de 18 anos conduzam veículos pelo país. Estima-se que 72% dos 12 milhões de adolecentes de 14 a 17 anos que dirigem no Brasil não têm capacidade para tal.
Segundo a autoridade nacional de trânsito, consumo de maconha e sexo leve seguem permitidos por tempo indeterminado.
A nova Lei Seca voltar a vigorar em 12 de julho de 2014, logo após a final da Copa do Mundo, e terá validade em todo o território nacional.
Se você bebe e dirige, eu quero mais é que você bata o carro e morra… aliás, quero que bata o carro com todos da sua família lá dentro, que é pra exterminar de vez com esse gene de cara imbecil que acha legal beber e dirigir.
muito correto isso
a lei seca continua valendo aqui no Rio de Janeiro
Na primeira vez que me falaram sobre a lei Seca, logo imaginei que não funcionaria. Espero que ela volte e que dessa vez o Basil inteiro adote.
Lei no Brasil é isso mesmo, algumas pegam outras não…
Ainda bem que é só depois da Copa.
Vamos ver se vai ser assim tão facil passar por cima da nação Brasileira toda!!!!Como tentaram fazer em 2008!!!!
Essa mania de alguns deputadinhos picaretas de imitar os EUA (pagar pau), vão morrer tentando, tomara que morram logo, muito ajuda quem não atrapalha
auaaauuauauauau
“Segundo a autoridade nacional de trânsito, consumo de maconha e sexo leve seguem permitidos por tempo indeterminado.”
inda bem que com maconha pode…….
GRANDE MENTIRA. Outro dia mesmo fui pego fazendo sexo e fumando maconha e os policiais me informaram ser contra a lei e que para poder ir embora teria que pagar ABUSIVOS 50 reais e mais R$ 30 só por estar sem a carta. É UMA VERGONHA.
gostei muito de sua defesa,isso prova que existem pessoas que amam a vida.
Deveria ser antes disso!